São Paulo é a 18ª melhor cidade do mundo, segundo ranking internacional
Gastronomia, luxo, eventos e centro financeiro colocam a capital paulista no top 20; Rio de Janeiro é a 42ª colocada
São Paulo foi considerada a 18ª melhor cidade do mundo para se viver, visitar e investir, segundo o 2026 World’s Best Cities Report, da consultoria internacional Resonance. O ranking elenca as 100 principais potências urbanas dentre 270 cidades pelo mundo.
A capital paulista é a mais bem colocada da América Latina, ficando à frente da Cidade do México (30º), Buenos Aires (39º), Rio de Janeiro (42º), Bogotá (51º), Lima (65º) e Medellín (76º).
São Paulo se destacou principalmente pelas opções para a vida noturna e pela quantidade de posts no Instagram, segundo a geolocalização na cidade, mostrando a capacidade de atrair pessoas. As noites badaladas, as lojas de luxo e a cena gastronômica paulistana são os diferenciais de São Paulo, de acordo com a publicação.
"O retorno do Guia Michelin ao Brasil trouxe de volta ícones como D.O.M., Maní e Evvai, enquanto 2025 traz novos restaurantes comandados por chefs renomados em Pinheiros e Jardins", explica a consultoria. Recentemente, 11 restaurantes de São Paulo entraram para os mil mais bem avaliados do mundo no La Liste 2026.
São Paulo também ganha evidência no âmbito de compras de luxo, com a Oscar Freire expandido lojas e os shoppings JK Iguatemi e Cidade Jardim continuando a atrair marcas internacionais.
Além disso, a revitalização do Distrito Anhembi, com a reforma do Sambódromo e ampliação do centro de convenções, fortalece um mercado de eventos já consolidado.
Por sua vez, os parques lineares e as ciclovias ao longo do Rio Pinheiros impulsionam o fluxo de pessoas nos fins de semana, inclusive para galerias de arte e casas noturnas. No âmbito cultural, São Paulo ainda conquistou o título de Cidade Criativa da Unesco na categoria Cinema neste ano.
E a expansão dos setores de tecnologia e fintechs nas regiões da Faria Lima e Berrini, centros financeiros da capital, mostram o apetite por investimentos estrangeiros, segundo a avaliação da consultoria.
Destaques do Rio de Janeiro

Cristo Redentor e Jockey em paisagem carioca • Unsplash
A Cidade Maravilhosa ficou na 42ª colocação, com destaque para a vida noturna e shows.
"Depois de 1,6 milhão de fãs lotarem Copacabana para o show da Madonna em 2024, a cidade dobrou a aposta: o megashow de praia de 2025 (Lady Gaga atraiu cerca de 2,1 milhões de pessoas) injetaram dezenas de milhões na economia turística", diz o ranking.
A Resonance Consultancy ainda ressaltou o acesso aéreo internacional aprimorado para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, a programação do Museu do Amanhã e as trilhas do Parque Nacional da Tijuca.
Top 10 das melhores cidades
As 10 primeiras colocadas do ranking ficam na Europa, Estados Unidos, Ásia e Emirados Árabes Unidos.
Londres lidera a lista, sendo descrita como "a capital das capitais" e recebendo destaques em relação à recuperação pós-pandemia, ao turismo e ao mercado imobiliário aquecidos. Nova York vem em seguida e, fechando o pódio, aparece Paris.
Confira as 10 melhores cidades do mundo em 2026, segundo o World’s Best Cities Report:
- Londres
- Nova York
- Paris
- Tóquio
- Madri
- Singapura
- Roma
- Dubai
- Berlim
- Barcelona
Confira a lista completa com as 100 melhores cidades do mundo em 2026 no site.
Como o ranking é feito
A consultoria analisou as principais cidades de áreas metropolitanas com populações acima de um milhão de habitantes. A partir disso, foram determinadas as 100 melhores cidades usando uma combinação de estatísticas e dados gerados por usuários de fontes online, como Google, Instagram e TikTok, para medir a qualidade do lugar em termos de fatores experienciais.
O ranking abrange o desempenho das regiões urbanas em relação a atração de população em idade produtiva (de 25 a 44 anos), tendências de visitação e formação de empresas.
Segundo a consultoria, são analisados desde o número de grandes empresas em uma cidade até a variedade de experiências de vida noturna e recreação ao ar livre. Dados do clima e de acessibilidade ao transporte público também foram adicionados, assim como uma pesquisa com mais de 21 mil pessoas em 31 países, que continha perguntas sobre preferências de moradia, de visitação e onde encontrar as melhores oportunidades de emprego.
A consultoria faz uma ressalva: a classificação exclui todas as cidades russas desde 2022 devido à guerra na Ucrânia.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/sao-paulo-e-a-18a-melhor-cidade-do-mundo-segundo-ranking-internacional/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.