Diego diz que prisão de Bolsonaro pode engajar eleitores da direita
O deputado crê que a prisão vai gerar comoção no eleitorado e, consequentemente, trará mais votos aos nomes da direita
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pode fortalecer a mobilização do eleitorado de direita em Mato Grosso e influenciar diretamente o cenário político da eleição de 2026.
Eleitoralmente pode trazer um grande resultado, que é o fato da revolta da população e a capacidade de engajamento
Segundo ele, embora a situação jurídica de Bolsonaro traga prejuízos políticos imediatos, o cenário também pode impulsionar o engajamento do eleitorado conservador no Estado.
“A prisão dele gerou dois efeitos. O primeiro, ruim, que é o fato dele não poder participar da eleição presidencial. Mas por outro lado, gera um efeito que eleitoralmente pode trazer um grande resultado, que é o fato da revolta da população e a capacidade de engajamento desses eleitores em uma eleição extremamente polarizada”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.
A prisão de Bolsonaro ocorreu no âmbito de processos que apuram crimes relacionados à atuação do ex-presidente após as eleições de 2022, quando ele foi derrotado.
As decisões judiciais entenderam que houve descumprimento de determinações legais, o que levou à decretação da prisão, medida classificada como injusta por aliados políticos do ex-presidente.
Diego afirmou ainda que, na avaliação dele, o fortalecimento da direita em 2026 pode ter impacto direto nas decisões do Congresso Nacional.
O deputado defendeu que, com a eleição de um Senado e de um governo alinhados ao campo conservador, seria possível aprovar uma anistia.
Recentemente o Congresso já aprovou o PL da Dosimetria, que altera as regras de cálculo e execução das penas de pessoas condenadas por crimes ligados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente, que deve cumprir apenas dois anos dos 27 anos de condenação.
Porém, as lideranças bolsonaristas ainda buscam a anistia para zerar de vez a pena de Bolsonaro.
“Eu não tenho dúvida que trará novamente para a direita uma das maiores votações proporcionais do Brasil, isso deve acontecer novamente no estado de Mato Grosso”, afirmou.
“Acredito que se nós elegermos um Senado majoritariamente de direita, um governo de direita, a anistia pode ser aprovada no Congresso Nacional em 2027. Inclusive para livrar o Bolsonaro dessa injusta prisão que ele hoje vem sofrendo”.
Fonte. https://www.midianews.com.br/politica/diego-diz-que-prisao-de-bolsonaro-pode-engajar-eleitores-da-direita/511189
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.