Câmara de Cuiabá retoma atividades na próxima semana com 9 vereadores "de olho" na disputa eleitoral
Sessão solene marca o fim do recesso e o início das movimentações partidárias; PL, União Brasil e Republicanos lideram as intenções de candidatura entre os parlamentares da capital
Após o período de recesso que se estendeu por mais de 40 dias, os 27 parlamentares da capital mato-grossense estão com data marcada para voltar ao Palácio Paschoal Moreira Cabral. O recesso parlamentar, iniciado em 20 de dezembro, termina oficialmente na próxima terça-feira (3), com a sessão solene de abertura dos trabalhos.
O evento marca o início das atividades legislativas de 2026 sob a condução da presidente Paula Calil. Conforme o rito tradicional, o prefeito Abilio Brunini (PL) deve comparecer ao plenário para apresentar sua mensagem anual aos vereadores, detalhando as prioridades da gestão municipal para os próximos meses e o balanço das ações executadas até agora.
Diferente de anos anteriores, marcados por votações polêmicas de última hora, o Legislativo cuiabano inicia este ciclo com a "pauta limpa". Todos os projetos urgentes e o orçamento foram apreciados antes da pausa de fim de ano, o que deve garantir uma retomada administrativa sem grandes conflitos imediatos.
A solenidade do dia 3 possui caráter institucional, servindo para dar as boas-vindas aos parlamentares e alinhar as expectativas entre os poderes Executivo e Legislativo. Já o início prático dos debates e a votação de novos projetos de lei ocorrem na sequência, com a primeira sessão ordinária do ano prevista para o dia 5 de fevereiro.
Eleições em outubro
Em Cuiabá, nada menos que nove dos 27 vereadores possuem pretensão de entrar na disputa eleitoral. Embora nem todos confirmem oficialmente, nos bastidores há uma intensa articulação para a viabilizar estas candidaturas, o que só serão oficializadas no final do primeiro semestre de 2026, nas convenções partidárias.
Partido do prefeito Abilio Brunini, o PL poderá ter dois vereadores disputando as eleições do ano que vem. São eles a também primeira-dama da Capital, Samantha Íris, que deverá tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, e o policial federal Rafael Ranalli, que tentará uma das oito vagas em disputa por Mato Grosso na Câmara dos Deputados.
No União Brasil também despontam os nomes de dois vereadores, Michelly Alencar, que poderá inclusive tentar mudar de sigla para disputar a eleição, e o líder do governo no Legislativo, Dilemário Alencar.
Assim como no caso do PL, o Republicanos deverá ter candidatos oriundos da Câmara tanto ao Legislativo estadual quanto ao federal, respectivamente Maysa Leão e Eduardo Magalhães. Os vereadores Alex Rodrigues (PV), Wilson Kero-Kero (PMB) e Kássio Coelho (PP) também poderão disputar as eleições.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/camara-de-cuiaba-retoma-atividades-na-proxima-semana-com-9-vereadores-de-olho-na-disputa-eleitoral/133522
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.