Mais do que julgar processos, os 35 novos juízes e novas juízas que tomaram posse no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na quarta-feira (21), também passarão a desempenhar funções administrativas, uma vez que, em muitos casos, por serem o único magistrado da comarca, assumem o cargo de diretor do foro. Pensando nisso, a Administração do Tribunal realiza uma série de apresentações das diferentes áreas. Na manhã desta quinta-feira (22), os novos magistrados tomaram conhecimento de como funciona a área de Gestão de Pessoas e Previdência.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Claudenice Deijany Farias de Costa e o diretor de Gestão de Pessoas, Luis Delorme, apresentaram aos recém-empossados todas as situações que eles terão que lidar enquanto diretores de fóruns, tanto em relação à administração da unidade judiciária, quanto à vida funcional dos servidores a eles subordinados.
“Nós estamos trazendo para eles a quantidade de servidores efetivos e comissionados a que cada um terá direito, a carga horária, a questão do teletrabalho, tabela salarial, estagiários e profissionais credenciados que as comarcas também possuem, como os assistentes sociais e os psicólogos, e outros assuntos da área de Gestão de Pessoas, que é muito abrangente”, explica Claudenice.
O assessor de Assuntos Previdenciários do TJMT, Bruno Oliveira Santana, proferiu uma palestra sobre as regras previdenciárias que se aplicam aos magistrados. “Eu trouxe, de uma forma geral, o que é a previdência deles e como funciona o nosso sistema previdenciário. Hoje nós trabalhamos de forma descentralizada, em razão de determinação constitucional e em virtude da reforma da previdência, que trouxe novas disposições, para que eles tenham noção de como devem agir no início da carreira para fazer um planejamento previdenciário e se resguardar para o futuro”, disse.
Para a juíza Gabriela Andressa Moreira Dias de Oliveira, essa integração proporcionada pelo Tribunal é muito importante para os novos membros do Judiciário estadual. “Para que consigamos nos integrar aos sistemas do Tribunal e obedecer tanto as diretrizes da administração, quanto as diretrizes do CNJ, de forma que o serviço que já vem sendo prestado com Selo Diamante de qualidade continue assim e que nós possamos colaborar no desafio de manter o Tribunal em destaque em relação aos demais tribunais no Brasil”.
O juiz Bruno Guerra Sant’Anna Deliberato elogiou a forma como a mais nova turma de juízes tem sido recebida pelo TJMT. “Está sendo impressionante porque é um acolhimento muito bom dado pelo Tribunal, mostrando toda a sua estrutura, todo o aparato que vai ser muito importante na nossa carreira. Então, é muito legal a gente ter toda essa orientação e esse acolhimento”.
Fonte. https://www.tjmt.jus.br/noticias/2026/1/novos-juizes-e-juizas-conhecem-estrutura-tribunal-na-area-gestao-pessoas-e-previdencia
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.