Marca de chocolates fecha parceria para gerenciar emissões de carbono
Dengo vai utilizar plataforma digital para medir emissões e produzir relatórios
A Dengo, marca brasileira de chocolates artesanal, anunciou uma parceria com a WayCarbon, consultoria que apoia organizações na redução de emissão de carbono. O projeto tem como objetivo melhorar a gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da chocolateira, com dados mais confiáveis e ações de descarbonização mais assertivas.
Segundo a própria Dengo, a companhia compra cacau apenas de produtores que adotam processos que levam em consideração os aspectos socioambientais, e que sejam 100% livre de desmatamento.
A WayCarbon Ecosystem é a plataforma digital escolhida para fazer a gestão de indicadores climáticos e ESG de forma integrada. A Dengo vai utilizar o software para cuidar da gestão centralizada dos dados e dos resultados de toda sua operação concentrada em unidades de produção e mais de 50 lojas distribuídas pelo Brasil.
Segundo o comunicado, as informações climáticas geradas na plataforma Ecosystem vão ser utilizadas para produzir relatórios de sustentabilidade e do questionário de certificação como Empresa B - que valida conceitos de sucesso na economia com impactos positivos na relação entre sociedade e meio ambiente -, que a Dengo possui desde 2020.
Contexto do mercado
Em 2024, cada brasileiro consumiu, em média, 3,9 quilos de chocolate, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Sem metas de descarbonização, o processo produtivo do chocolate pode apresentar altos índices de emissão, avalia a empresa brasileira. “Entre atividades de impacto ao meio ambiente estão o uso da terra e da água, o transporte do alimento e as embalagens”, disse em comunicado.
“O governo federal tem planos de dobrar a produção de cacau e atingir cerca de 400 mil toneladas até 2030. Nesse contexto, a gestão de emissões de GEE e as boas práticas ESG de atores como a Dengo são essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor”, avalia Lauro Marins, diretor de consultoria e soluções digitais da WayCarbon.
Fonte. https://globorural.globo.com/especiais/um-so-planeta/noticia/2025/11/marca-de-chocolates-fecha-parceria-para-gerenciar-emissoes-de-carbono.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.